terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Recesso!!!

Eu estarei de recesso do blog atéééééé as aulas voltarem!!! = )
Massss...
Quem quiser postar algo,fike à vontade!!!
Inté!

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Reflexão...

Desejo que neste Natal......
Antes de você perceber Jesus nas luzinhas que piscam pela cidade, você O encontre primeiramente em seu coração.
E, à frente de qualquer palavra que expresse seu desejo de um feliz Natal, O encontre em suas ações.
Então festeje... festeje o ano que acabou não apenas como dias que se passaram, e sim como mais um trecho percorrido na estrada da sua vida!
Festeje a alegria que lhe extasiou e a dor que lhe fez crescer!
Festeje pelo bem que foi capaz de fazer e pelo mal que foi capaz de superar!
Festeje o prazer de cada conquista e o aprendizado de cada derrota!
Festeje por estar aqui!
Festeje a esperança no ano que se inicia, no amanhã!
Festeje a vida!
Abra os braços do coração para receber os sonhos e expectativas do ano novo.
Rodopie... jogue fora o medo, sinta a vida!...
Sonhe, busque, espere... ame e reame!
Deixe sua alma voar alto... pegar carona com os fogos coloridos.
Mentalize seus desejos mais íntimos e acredite: eles também chegarão ao céu.
Irão se misturar às estrelas, irão penetrar no Universo e voltarão cheios de energia para tornarem-se reais.
Basta você querer de verdade, ter fé e nunca, NUNCA desistir deles!
E que seu ano seja, então, plenificado de bênçãos e realizações.

FELIZ NATAL E UM PRÓXIMO ANO CHEIO DE MUITA PAZ...

DESEJO FELICIDADES A TODOS...

sábado, 13 de dezembro de 2008

Muito bom!!!!




Achei esse fotinha fuçando nos orkuts da vida e achei muito interessante!
Deixe aí os comentários de quem vocês acham que é quem!!rs

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Prece de Natal

Senhor!
Sou como todos. Também tenho os meu pedidos especiais.
Mas não se preocupe! Tenho pouco de novo a pedir.
Tenho, é verdade, muito mais a agradecer.
Mas Natal não é Natal se a gente não se ajoelhar diante da tua Sabedoria pra refazer todos aqueles pedidos de que tua Bondade já sabe que a gente precisa.
Olha, dá um jeitinho de acabar com todas as guerras. Essa gente já brigou por tanta coisa!!!
Faça com que eles vejam a inutilidade de tanta disputa.
Também tem aqueles que não sabem amar e só odeiam.
Faça com que eles entendam que o nosso tempo é tão curto para se desperdiçar com sentimentos menores. Ah... tem também aqueles que me magoaram. Faça com que eu me esqueça do que houve e me dê luz e grandeza pra aprender a perdoar.
Ainda tem aqueles que se encontram desesperados.
Dê-lhes conforto, um motivo de vida e mostra-lhes a maravilha operada pela palavra Esperança. Tem aqueles que já são meus amigos
antigos.
Para esses eu peço o que sempre pedi:
Que eu possa sempre ser o que esperam de mim e, se não o for, que possam entender meus limites. Agora, tem os meus novos amigos. Para esses, o que eu peço é lindo e grandioso.
Que o milagre que fez a gente se encontrar continue só operando belezas
em nossas vidas.
Ah... e tem um alguém especial por quem eu quero pedir.
É alguém que tornou minha vida mais linda e feliz.
Dê um jeitinho desse alguém nunca sumir, já que não há como viver sem ter ele por perto.
Que eu possa esquecer as tristezas do ano passado e, nesta prece, só te pedir alegria
.
Faça com que eu possa acreditar que o mundo pode ainda ser melhor, e pra isso eu te peço...
Fé. Obrigado! Amém!

Tá cabando...


Véi tá cabando o semestre!! Ô semestrim difícil sô!Tô doida!! Mas foi mara!!

sábado, 29 de novembro de 2008

Trabalho Meso II (3030920)

Galerinha ausente segue o conteúdo para o trabalho de Meso.
Atenção: o trabalho deve ser manuscrito.
Entrega: 03/12/08

1- Interação solo-estrutura:
1.1- Introdução
1.2- Tipos de problemas:
1.2.1- Quanto à infra-estrutura
1.2.2- Quanto ao solo
1.2.3- Quanto ao comportamento global das fundações de uma estrutura
1.3- Escolha do tipo de fundação:
1.3.1- Tipos de fundações
1.3.2- Caracteristicas gerais de cada tipo de fundação.

Finito...

sábado, 22 de novembro de 2008

Pensem o que quiser...



Mais uma pérola da turma 3030920!!!
Aném Thiago,eu tinha tanta esperança em você!!!!

Comentem...

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Provas

A pedidos de alguns e desespero de outros,eis-me aqui para postar a matéria de algumas provas e suas respectivas datas:


MaCoII:

Prova dia 12/11/2008
Matéria: Dosagem de Concreto em diante


Prova dia 02/12/2008
Matéria: Aço, madeira e Concreto(resistência)

Prova substitutiva dia 03/12/2008
Toda a matéria

Prova final dia 09/12/2008
Toda a matéria!!!


MeSoII:

Prova dia 21/11/2008
Matéria: Permeabilidade

Prova dia 05/12/2008
Ainda não tem matéria = )


Pronto!Agora é só estudar!!! = ))

sábado, 25 de outubro de 2008

Não percam as datas gente!!!(3030920)

Prestem atenção as datas e depois não digam que eu não avisei!!!


Desenho arquitetônico:

Folha 1/4: Pilotis;Quadro de áreas;Legendas- Portas,janelas,portões
Entrega dia 03/11/2008 (era pro dia 27/10,porém,todavia,entretanto,não tem aula dia 27/10)

Folha 3/4: Corte AA' e Corte BB'
Entrega dia 10/11/2008

Folha 4/4: Fachadas Frontal e Lateral(escolher)
Entrega dia 24/11/2008


Física Aplicada(Prof Jorge):
Prova dia 05/11/2008
Matéria: Momento e Equilíbrio

Tá complicando povo!!!! (3030920)

Fim de semestre é sempre essa lokura mesmo!! Massss... já que não tem pra onde correr, vamu lá!!

Física aplicada do Prof. Rildo:
Ele passou o cronograma do encerramento de bimestre,semestre e ano letivo:


30/10/2008
  • Energia Cinética e Trabalho;
06/11/2008
  • Resolução de Problemas;
13/11/2008
  • Energia Potencial e conservação da energia;
20/11/2008
  • Resolução de problemas;
27/11/2008
  • Rotação;
4/12/2008
  • Prova;
11/12/2008
  • Prova substitutiva
13/12/2008
  • Entrega de notas
Resumindo: estuda negada!!

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Tamu de volta rs! breve resumo (3040920)

Ahooooooo, enfim de volta!!! nada como um feriadão pra dar uma postadinha no blog...
vamu !!

Começando por REMA.... que prova foi aquela??? meldels!!!
próxima matéria TORÇÃO! promete! vejamos os tópicos:

TORÇÃO
4.1. Definição
4.2. Classificação
4.3. Torção em peças circulares
4.4. Torção em peças vazadas e de parede fina
4.5. Torção em peças de seção cheia
4.6. Tabelas e fórmulas de Jt e Wr (kuruiz)


(só lembrando, que segunda 27/10 não haverá aula hem... ahhhhhh q pena!)

então... INEL.... levar a planta baixa pra próxima aula (29/10/08) para fazer a distribuição das tomadas, pontos de luz e eletrodutos!!! demorô!!!

pra quem já quer ir adiantando, segue aqui o link pra baixar as normas NTC da celg... atenção especial para a NTC 04, a qual tem todos os primeiros macetes conforme indicação prof manél!!!

http://celgd.celg.com.br/Dadostecnicos_Normas.jsp

Em INSA, para proxima aula creio q veremos mais sobre projetos de incêndio, para enfim entrar em água uente!! (se água fria foi 'boa' imagine a quente heheeh)

Tecoooon I, a entrega dos croquis do Canteiro de Obras foi ontem, quem não entregou reze bastante para ele pegar de novo rsrs (V=1.0)... terminamos tipos de fundações e para próxima aula (30/10/08): ALVENARIA!!!
nada para comentar de AutoCAD... num pego mesmo (vaaleeeu senai) só a sala que pelo que fiquei sabendo continua um FORNO!!! qq é aquilo!!! 3º período que já programe uma rebelião pra quem sabe no proximo ano
consigam um ar-condicionado pra aquela sala! porque pra nós, só faltou queimar colchão na porta da diretoria!! kkkkkkkk

agora, momento descontração! vídeo do Edgar... intervalo de TECON, pleno sábado (falei que ia postar hehehe) ficou ruim o som e a imagem, mas vale valeee... oq era pra ser uma junção de idéias pra entender REMA... virou momento 'detalhes da minha vida' com edgar no sax e narrando, Jorge e Daniel huahau e no fim estudo de solo... solo is mar... kkkkkkkkkkkkk (abaixa o som, as risadas são altas hehehe)
video


abraços, até a próxima!!!

sábado, 18 de outubro de 2008

Olha isso:


Falo nada!!!rsrs

Comentem...

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Aqui está:

1- Lista de exercícios de Física aplicada d o prof.: Rildo

Capítulo 5:
http://www.ucg.br/ACAD_WEB/professor/siteDocente/admin/arquivosUpload/13070/material/Lista%20do%20Cap%2005.pdf


Capítulo 6: http://www.ucg.br/ACAD_WEB/professor/siteDocente/admin/arquivosUpload/13070/material/Lista%20do%20Cap%2006.pdf


2- Dados para fazer o traço do concreto para próxima aula de MaCoII:



Composição Granulométrica do Agregado Miúdo - NBR NM 248








Material: 500g






Primeira amostra Segunda amostra







% Acumulada
Peneiras Massa(g) %Retida %Acum. Massa(g) %Retida %Acum. Média
(mm)






9,5 4,1 0,82 0,82 1,6 0,31 0,31 0,565
6,3 4,2 0,84 1,66 1,4 0,27 0,58 1,12
4,75 2,6 0,52 2,18 5,5 1,09 1,67 1,925
2,36 7,4 1,48 3,66 15 2,98 4,65 4,155
1,18 11,6 2,33 5,99 25,5 5,07 9,72 7,855
0,6 17 3,41 9,4 3,41 0,67 10,39 9,895
0,3 124,3 24,92 34,32 108,6 21,61 32 33,16
0,15 239,3 47,97 82,29 258,7 51,48 83,48 82,885
Fundo 88,3 17,7 99,99 82,8 16,47 99,95 99,97
Total 498,8 100% 100% 502,51 100% 100% 100%
Mod.Finura 2,38 2,42 2,4
DMC 2,36





















Composição Granulométrica do Agregado Graúdo
















Material: 5000g - 5Kg





Primeira amostra Segunda amostra







% Acumulada
Peneiras Massa(g) %Retida %Acum. Massa(g) %Retida %Acum. Média
(mm)






19,1 0,0485 0,96 0,96 0,14 2,79 2,79 1,875
12,5 2,582 51,18 52,14 2,94 58,54 61,33 56,735
9,5 1,956 38,77 90,91 1,68 33,44 94,77 92,84
6,3 0,393 7,79 98,91 0,22 4,38 99,15 99,03
4,76 0,028 0,55 98,7 0,0158 0,31 99,46 99,08
2,4 0,026 0,52 99,25 0,0094 0,19 99,65 99,45
Fundo 0,0114 0,23 99,77 0,0174 0,35 100% 99,89
Total 5,0445 100% 100% 5,0226 100% 100% 100%
Mod.Finura 4,41 5,57 4,49
DMC 19,1






Dados passados pela Érica:

massa unitária e massa específica

Areia:
massa unitária:1,35
massa específica:2,65
Brita:
massa unitária:1,46
massa específica:3,25.


Vamo estudar gente!!!!!!

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Aula, e mais aula, e mais aula!!!(3030920)

Comecemos pelo Calendário:

------>>>>Dia 23/10/2008: Prova de física-Prof Rildo

Conteúdo: Capítulo 5 do livro utilizado pelo professor- Força e movimento
Capítulo 6 do livro utilizado pelo professor - Força e movimento 2

Pronto!

Aula de topografia (11/10/2008):

Muito boa!
Medidas de ângulos e nível do terreno do Cefet (parte dele)!









Samuel apanhando do teodolito e Lorrayne assistindo!!



Marina e Thiago!
Estudando...















Aula de Desenho Arquitetônico(13/10/2008):

O de sempre!!!
Detalhe:entregar prancha 2/4 na próxima aula:dia 20/10/2008

Povo feliz na
aula de desenh
o!!!

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Provas, provas, provas!!! (3030920)

Turma, quero registrar minha indignação quanto a essas provas que estamos fazendo... o que significa essa dificuldade toda em tirar boas notas? É culpa nossa? Dos professores? O que falta para que possamos ter um aproveitamento melhor?

Não vamos deixar as coisas tomarem uma grande proporção, vamos agir!
Que tal marcar grupos de estudo? Pensa aí, povo!

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Em dia !!! (3030920)

Aula de desenho II (06/10/08)

- Desenvolvimento da prancha 2/4 :

planta baixa pavimento tipo x4
planta baixa casa de máquinas
planta cobertura

- escala: 1:50
- entrega: 13/10/08

Aula de maco II (07/10/08)
- prova aplicada

A gente se fala...

sábado, 4 de outubro de 2008

Iso e Meso II (30303920)

Pessoal, anotem as orientações do Professor Ricardo:

Isostática:
  1. prova dia 09/10/08;
  2. Lista de exercicios entregue em sala na última sexta para 09/10/08.
Nota: as duas atividades formaram a primeira média.
Interessados pegar a lista de exercícios com a representante.

Meso II:
  1. Pegar prova com o professor para correção e entregar na próxima aula.
  2. Estudar para teste surpresa (conteúdo da prova mensionada acima).

Só para constar não houve aula de física nesta sexta-feira.
Abraço a todos.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

De novo???

Perda de aula por falta de energia é barra!
Assim não dá pra ter motivação... iremos ficar com o prejuizo???

Na quarta... (3030920)

Gente, o que rolou nesta quarta foi o seguinte:

Física Aplicada (01/10/2008)
  1. - Momento de uma força: teoria e exercícios

Maco II (01/10/2008)
  1. - Tira-dúvidas sobre seminário e matéria de prova.
Aproveito para avisar a todos que a prova de isostática foi adiada.
Nova data será agendada pelo professor Ricardo.

Isso é tudo!

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Seminário Maco II (3030920)



Considerações Gerais

Tema:
Manifestações Patológicas no Concreto: por uso inadequado dos materiais ou erro de execução.

Fazendo um apanhado do que foi exposto pelos alunos do 3° Período de edifícios, já que o tema permitia muitos enfoques diferentes, houve um grande interesse pela corrosão do concreto. Também foi abordado a reação álcali-agregado, tipos de patologias e deformações, especialmente as fissuras.
É notável a evolução do aprendizado, já que este é o segundo seminário apresentado pela turma.

Se pode concluir que paticipamos de um momento especial para a construção civil, porque os profissionais estão buscando o aprimoramento. Os desafios da construção se acentuaram, materiais e as técnicas de execução evoluíram, sem falar nos cálculos estruturais.
Compreender o que se passa dentro de um canteiro de obra é fundamental. A obra não começa na locação, mas no papel, no planejamento de cada etapa.
Os alunos que já trabalham e vivenciam a teoria em seu cotidiano agregam muito valor ao seminário, devido a postura crítica e a segurança de falar sobre os temas.
Uma experiência importante para nossa formação.

domingo, 28 de setembro de 2008

Aulas passadas(3030920)

Desenho Arquitetônico II
23/09/2008

--->Entrega do projeto do sobrado

MaCoII

24/09/2008


--->Cálculo do fck estimado e exemplos

Física aplicada
Prof. Jorge
24/09/2008


--->Equilíbrio estático de um ponto material


Física Aplicada
Prof. Rildo
25/09/2008


--->Aplicação das Leis de Newton e exercícios resolvidos


Isostática
25/09/2008


--->O professor tentou explicar um exercício!


MeSoII
26/09/2008

--->Prova

Física Aplicada
Prof. Jorge
26/09/2008


--->Aula de Laboratório


Muito bem,por enquanto é isso!
Até...

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Aula de MaCo II-Concreto 23/09/2008

Aula de MaCoII desta terrrrça feira!!Foi boa!!Muito interessante!

--->Definições de resistências do Concreto Cálculos e mais cálculos!!





Alunos turma 3030920(alguns deles!)

domingo, 21 de setembro de 2008

Últimas aulas...(3030920)

Aula de física aplicada(18/09/2008)
Prof. Rildo

---> O que causa mudança de velocidade?
---> O conceito de força
---> A primeira Lei de Newton
---> A segunda Lei de Newton
---> Algumas forças especiais


Aula de isostática(18/09/2008)

Nada demais!

Aula de MeSoII(19/09/2008)

---> Cálculo da tensão efetiva :conceito e exercícios

Aula de física aplicada(19/09/2008)
Prof. Jorge

---> Conceito de gráfico


Aula de TopografiaII(20/09/2008)

--->Cálculo de ângulos e irradiamentos (opinião pessoal: chatinho de fazer!)

Por enquanto é só!

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Atenção !!!!!!!!!!!!(3030920)

Gente prestem atenção às datas hein:

22/09/2008 - Entregar trabalho de desenho arquitetônico
30/09/2008 - Apresentação e entrega do trabalho de MaCoII
26/09/2008 - Prova de MeSoII
02/10/2008 - Prova de Isostática
07/10/2008 - Prova de MaCoII

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Sem luz não tem aula né?!!!!

Nessa quarta feira,infelizmente não tivemos aula!Ahhhhhhhhhhhh que ruim!
É verdade!Acabou a energia da nossa escolinha por causa da chuva(até que enfim choveu!)que caiu sem dó lá no centro da cidade!
Mas não nos preocupemos,teremos outras aulas pra substituir essa!!Eu acho!hehe


E pra atualizar:

Aula de MaCo II de terça-feira(16/09/2008)

Ensaio de granulometria dos agregados graúdo e miúdo

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Tentando atualizar!!!! (3030920)

Oiiiiiiiiiii povo!!Já que ninguém mais veio aqui postar nada,eu vim!
Eu não tenho a matéria das aulas mas tenho uma notícia importante!!
O prof de desenho disse que segunda feira (22/09/2008)é pra entregar o desenho da casa,e já começar o do prédio!
Quem se habilitar,vamos pra lá terminar o desenho essa semana!
No mais só isso!Pra espantar um pouco dessas moscas que tão juntando aqui nesse paradão!!!!
Inté!

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Horários de Dependências (coord. matemática)

Opah!! segue os horários das novas turmas de dependência em Cálculo I e Matemática Aplicada para 2008/2. Aconselho a todos que ficaram de dependência escolham uma dessas turmas pois a carga horária é menor, turma menor, então a coisa deve fluir melhor rsrs e pra quem não tem condições de frequentar uma turma regular por choque de horário etc.

CÁLCULO I

1- SEGUNDA ----- 8:45 às 10:15-----Sala: S-803B-----Profº Nilton
2 - TERÇA----- 20:45 às 22:15----Sala: S-803B-----Profª Elivonete
3- SÁBADO-------13:00 às 14:30----Sala: S-803B-----Profº Thiago


MATEMÁTICA APLICADA

1- SEXTA-----17:15 às 18:45-----Sala: S-803B-----Profº Thiago

Caso não se enquadrem em alguma dessas turmas, procure turmas regulares em andamento e converse com o próprio professor só não pode é deixar pro fim do curso, que é canseira.


Abraços!

terça-feira, 2 de setembro de 2008

A pergunta que não quer calar!

Temos 10 idealizadores nesse blog!
Porque só 3 contribuem??????!!!!

domingo, 31 de agosto de 2008

Resumo... (3040920)

Olá personas, demorei mas tô de volta!!! Acha que vida de desempregado é fácil? nemm
ramram...
um breve resumo aqui aos turistas e desatentos (as meninas claro...) huhuhuu


em Instalações-Hidrosanitárias

**Preenchemos aquela "maravilhosa" tabela de dimensionamento da coluna de alimentação predial, putzz muito interessante! (muito mais que aquelas de topografia, credo hehe). Estou terminando a minha, quem quiser pra tirar fotocópia, nada que uns 10R$ não resolva =P, zueira...

**Lembrando que temos que providenciar até a 2ª semana de Setembro o projeto do sobrado, com planta baixa e cortes, sem cotas (mas em escala), e sem blocos! Duvidas perguntem ao Wiiiilson!

**Ahh vou deixar aqui o link pra download dos catálogos da TIGRE, para estudarmos os acessórios de instalações de água fria ok? Pra não boiar literalmente na próxima aula. Tem vários aí, bem legais, vale apena conferir todos.... interessante para o pessoal de períodos anteriores ja dêem uma olhadinha pra já ir decorando, oq não deixa de ser uma boa... (to tentando conseguir estes catálogos já impressos, oq seria perfeito, mas estou esperando resposta deles, vamos aguardar) enquanto isso, vai na tela msm:


http://www.tigre.com.br/pt/catalogos_tecnicos.php


Agoora, vamos a Tecnologia das Contruções I, enfim nosso professor apareceu! rsrs

mal chegou e já dando trabalho, isso mesmo, trabalho para próxima quinta e pra apresentar hem moçada! Segue o tema:

  • PADRÕES DE ACABAMENTO: Baixo, Médio e Alto;
  • FINALIDADES DAS CONSTRUÇÕES: Residências, Comerciais, Mista, Industrial, Recreativa, Assistencial, Educacional e Pública.

obs: não precisa entregar trabalho escrito, só apresentar mesmo... e não esquecer de levar preenchido o questionário 'modelo' de projetos - estudo preliminar (pag 2 da apostila) apresentar junto.

ATENÇÃO: Aula de REMA confirmado para amanhã segunda-feira 01/09/2008, acabou a vida mansa. Professora Keila, e seja oq Deus quiser rsrsrs....
Acho que é só para o momento, qualquer coisa fiquem ligados no blog que volto com quaisquer newss!
Ahh deixando registrado um beeijo a todos enviado pela nossa inesquecível e inigualável
Izabela Lino, qualquer dia disse que vem nos fazer uma visitinha...

(ainda estou me acostumando em formatar postagens no blog, deixo a vontade meus amigos membros me ajudarem blzz? rs)

abraço a todos!!!

sábado, 30 de agosto de 2008

Indignação

Só queria registrar aqui no nosso blog a minha indignação com a bagunça que está o Cefet esse semestre!
Sempre que pedimos informações na coordenação de construção civil eles não têm respostas concretas,e nos deixa como bobos sem saber o que vai acontecer,se teremos aula ou não,se teremos professores ou não!
Como por exemplo nessa aula de topografia que um dia eles dizem que tem e no outro dia dizem que não tem!E acaba que a maioria da turma acaba perdendo muito com isso!
Depois como ficamos nessa história?
Se vira!Aprende sozinho!
Depois quando chega o final do semestre acabamos mais uma vez sem nada resolvido!
Pena que isso aconteça!Gosto muito do curso e queria muito me formar sem ser tão prejudicada!
Mas tá difícil!

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Aprendendo mais...

Pessoal, peço desculpas pela demorar em postar o conteúdo dessa semana.
Logo aí abaixo segue a atualização do material de maco referente as aulas do dia 26/08 e também dia 28/08. Vamos lá!

Resumo de aula - Maco (dia 26/08/08)
Fatores que influenciam a resistência mecânica do concreto:
  • relação água/cimento
  • idade
  • qualidade dos materiais empregados
  • tipo de cimento
  • tipo de agregado graúdo
  • produção
  • emprego de aditivos
  • utilização de adições minerais
  • velocidade de carregamento
  • forma dos grãos dos agregados

- Resistênica à abrasão: está relacionada ao desgaste superficial do concreto.
- Retração por secagem: é o fenômeno da contração decorrente da variação de umidade.
- Modúlo de elasticidade: medida da deformação elástica do concreto.
- Coeficiente de Poisson: é a razão entre as deformações transversal e longetudinal.
- Deformação lenta(fluência): é a deformação que ocorre ao longo do tempo devido à ação do carregamento.
- Permeabilidade: Capacidade de deixar passar líquidos e gases.
- Absorção: capacidade de absorver líquidos e gases.
- Tenacidade: capacidade de absorção do impacto e transformar a energia em deformação.

Aqui finalizamos o contéudo sobre as propriedades do concreto no estado endurecido.

Resumo de aula - Maco (dia 28/08/08)

- Concreto: Proporcionamento, mistura e transporte.
- Concreto: Lancamento, adensamento e acabamento.
- Cura e desmoldagem.

Assunto para pesquisa:
a medição dos materiais para a produção do concreto é feita em massa (ou volume). Informar qual massa é considerada no cálculo: a específica ou unitária.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Aula De MACO

Segue aqui um vídeo onde mostra a professora Giana
explicando com toda sua sabedoria, o que vem a ser ETRINGITA.

Ps.: O vídeo não está com a imagem muito boa pois não acompanhei a imagem apenas deixei gravando. Quanto ao áudio,está bom , aumente aí o som para ouvi-lo!

Agradecido!
video

domingo, 24 de agosto de 2008

Mais uma vez...

Nessa sexta feira tivemos uma notícia meio ruim!!
O professor de MeSo II se despediu da nossa turma de novo!!!!
É verdade!!
Não vai ser dessa vez que vamos ter aulas com o Giovane Bataglione!!
Ele não pode dar aula pra nossa turma pelo mesmo motivo do semestre passado, a carga horária e o horário das aulas!!
Na tentativa de nos reconfortar(rsrs),ele disse que o substituto é um ótimo professor e que ele só aceitou fazer a troca por conhecer bem esse novo professor,que já foi aluno dele!
É né!
O jeito é aceitar!hehe
Mas não se desesperem!
Próxima sexta tem aula sim com o novo professor!!!
Até mais!!!

sábado, 23 de agosto de 2008

Minha turma

Quero fazer uma declaração de amor à minha turma.
Estou feliz por compartilhar esse momento de crescimento pessoal e profissional com vocês... cada um a seu modo me ensina alguma coisa ou simplesmente alegra minha noite quando chego cansada do trabalho e preciso encarar as aulas com coragem.
Sei que sentirei muita falta de todos quando nos formarmos... não, isso não é uma despedida antecipada... apenas acho que devemos registrar o que sentimos no momento em que sentimos.
Agradeço por estarem a meu lado e por me ensinarem tantas coisas.
Sintam-se todos abraçados! E vamos em frente!

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

A saga do concreto continua...

A última aula de maco da semana foi animada, fora e dentro de sala...
Todo mundo interessado nas propriedades do sr. Concreto.
Foi um evento... teve fotos e filmagem da aula.
Mas o importante mesmo é aprender tudo sobre esse material...
Então segue o resumo.
Bons estudos!

Resumo de aula
Maco II - dia 21/08/08
Propriedades do concreto no estado endurecido:
  • massa específica ( que classifica o material em concretos leves, normais e pesados);

  • resistência mecânica - (regida pela NBR 5739).
    Propriedade determinada por dois métodos:
    por compressão diametral e por flexão.

Pesquisa para a próxima semana: segregação do concreto.

Anote também o tema do seminário agendado para dia 23/09/08:
Manisfestações patológicas do concreto decorrentes do uso de materiais de construções inadequados.
Grupos: 3 pessoas.

Até mais.

Olha a Física...

Caros colegas ausentes, nesta semana, o prof. George dedicou o tempo de aula para explorar o conceito de vetores unitários. Parece um tópico simples, mas não subestime os segredos dessa ciência. Sendo assim... reserve alguns minutos para praticar os exercicios da apostila e se preparar para o trabalho de grupo.
Lembrando que nesta sexta haverá aula de laboratório apenas para a turma de edificios.

Resumo de aula

Física - (20/08 e 21/08/08)
Vetores unitários - cada vetor se compõe de três vetores dispostos nos eixos x, y e z do sistema cartesiano (tridimensional).
Trabalhar o conceito e cálculos:
  • soma de vetores unitários;
  • módulo do vetor unitário;
  • produto escalar;
  • produto vetorial.

Se ajudar, segue link sobre o tema:

http://efisica.if.usp.br/mecanica/universitario/vetores

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Aeewww!!! atual turma 3040920

Aeewww!!! atual turma 3040920 agora também fazendo parte
do blog, dando nossa contribuição com propósito unir os
alunos do curso para que seja mais proveitoso e
prazeroso possível.... aqui estarei postando materiais
das aulas, comentários e etc!!! agradecimento
à turma do 3º período pela iniciativa! Valeeu!

e pra começar, segue o link para download do conteúdo de "Água Fria"do profº Wilson (Instalações Hidro-Sanitárias) pra quem ainda não tem...

http://www.4shared.com/file/59910431/cdce7a33/agua-fria_prof_Wilson.html

Lembrando que a próxima aula será na sala S-212 (em frente a CORDI)

Abraços!

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Segura a Barra!!!

Sei que como eu, cada universitário tem suas barras pra enfrentar... a jornada dupla de trabalho e estudos, um problema pessoal, a distância entre o trabalho e a faculdade, a falta de grana e por aí vai.
O importante é tentar não perder o foco... sim, não perder o foco... porque no final tudo vai valer a pena. As noites mal dormidas, as festinhas adiadas ou para os mais dinâmicos... a ressaca braba do dia seguinte durante a aula de sábado.
Queremos conquistar nosso lugar ao sol, queremos ter um papel atuante nessa profissão que escolhemos e tudo depende de como nos preparamos agora...
Também podemos contar uns com os outros pra dar uma palavra de incentivo quando bate aquela preguiça...
O nosso curso quem faz somos nós! Pense nisso!

Ela voltou!

Bem, após vários minutos de atraso e um clima tardio de férias, ela voltou... a professorinha Giana. Mas não se enganem, caros colegas de curso.
Ela está em forma e com sua eloquência e simpatia disse a que veio.
Esse semestre vai ser daqueles.
Então anota aí:
Temas para o semestre: concreto, madeira, aço e tintas.

Resumo de aula:
Materiais de Construção II - (19/08/08)
- Concreto: mistura de aglomerante, agregados, água potável e outros materiais.
- Pasta de cimento: CSH - CH - etrengita
- Reação pozolâmica: pozolana (sílica ativa) + CH + H2O = CSH
- Propriedades do concreto fresco:
consistência, trabalhabilidade, teor de ar incorporado e exsudação.
- Cuidados para minimizar os problemas de exsudação.
- Ensaio de abatimento do tronco de cone ou 'Slump Test' - NBR 7223
- Atividade extra-classe: pesquisar o significado de etrengita.

'A trabalhabilidade do concreto é diretamente influenciada por fatores internos como a forma dos grãos dos agregados e fatores externos como as dimensões da peça estrutural.'

Minha gente... a folga acabou.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Para situar de novo

Resumo de Aula

Desenho Arquitetônico - (18/08/08)

-Trabalho do semestre:

Desenhar em formato A1(84,1 x 59,4),o projeto dado em croqui de um sobrado geminado:

Conteúdo: Plantas: baixa térreo e locação - escala 1:75
baixa superior - escala 1:75
cobertura - escala 1:75
situação - escala 1:1000
Elevação: Corte AA' - escala 1:75
Corte BB' - escala 1:75
Fachada frontal - escala 1:75

*Detalhe- prazo pra entrega desse projeto: 2 semanas (informação dada pelo professor)

-Escada
1-Definição;
2- Classificação;
3- Cálculo de escadas
4-Vocabulário

Só isso!

http://www.ufrgs.br/destec/donwloads/FOLHAS%20PARA%20DESENHOS%20T%C9CNICOS%20v2.pdf

O que é uma escada?!?!?!

É isso mesmo que você leu!!!
Tema da maior parte da aula de Desenho Arquitetônico desta segundona braba!!!!
O nosso querido professor Arante descreveu com 17 vocábulos (rsrsrs!Querendo falar difícil),o que é uma escada e o que a compõe!
Fora isso ele passou milhares de croquis para começarmos a praticar a arte do desenho!!
Foi uma planta baixa de um sobrado,e 5 plantas de um apartamento e do prédio que ele está!
Mas enfim!Foi uma aula boa!!
E pra encerrar,não esquecendo de avisar a turma 3030920 que hoje tem aula de MaCo II com a Professorinha Giana!!
Até!


http://www.fazfacil.com.br/reforma_construcao/escadas_calculo.html

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Para situar

Colegas universitários, para nos interarmos sobre as aulas, registro o resumo das matérias vistas nesta primeira semana de atividades. Bons estudos!

Resumo de Aula

Desenho Arquitetônico - (11/08/08)
-
Reproduzir um carimbo para projeto.
- Dimensões: 185mm x 297mm
- Composição: espaço para aprovação; tipo, ocupação e destinação do projeto, data de elaboração, conteúdo e n° da folha, endereço da obra e quadro de áreas, nomes legais, n° de pavimentos.
- Requisito: criatividade.

Física Aplicada - (13/08/08)
- Revisão de vetores: soma e subtração vetorial, produto de um vetor por um escalar, cálculo do vetor resultante.
- Exercícios.

Mecânica dos solos - (14/08/08)
- Fluxo de água nos solos: leis do fluxo - Lei de Darcy.
- Aplicação dos estudos de percolação e permeabilidade dos solos: cálculo da vazão e infiltração, análise dos recalques e estabilidade dos taludes.

Para o momento, é isso!